G2 Blog voltar

Olhos ao chão!

Algumas das mais belas praças. caminhos e calçadas do mundo.

Postado em 17 de fevereiro de 2015

Vamos em frente, para onde o nosso olhar nos leva: pessoas, cruzamentos, carros, faróis e a correria das horas que nos fazem manter vivo o movimento das ruas. A partir de agora, experimente observar o chão. Talvez você se surpreenda com desenhos que, não fossem calçamentos, estariam na parede de algum museu. O mundo nos oferece belos exemplos, desde praças de séculos idos até as antigas vias férreas transformadas em jardins suspensos. Confira uma seleção de “chãos” incríveis e inspiradores.

Praça dos Restauradores – Portugal

Entre os “artigos” de exportação de Portugal havia uma classe de trabalhadores especializada em fazer calçadas de pedras com desenhos requintados e uma técnica apuradíssima.Eram os calceteiros, responsáveis pelo primeiro calçadão de Copacabana. Em Lisboa, existe um deles. Ali, um obelisco de 30 metros foi erguido em 1886. Mas só em 1923 a praça nasceu ao seu redor exibindo o desenho do arquiteto e artista plástico João Abel Manta.

Praça dos Restauradores em Lisboa

Passeio Marítimo de Poniente, Benidorm – Espanha

Quando uma cidade vive basicamente da renda proveniente de turismo é porque tem algo de muito especial. Em Benidorm, que atrai cerca de 5 milhões de visitantes todos os anos o mais comum é visitar as suas praias da Costa Branca, que no caminho conta com uma novidade: o Passeio Marítimo de Poniente. Como inspiração, os autores Carlos Ferrater e Xavier Martí, se valeram na natureza, de Guadí e de Burle Marx. Assim construíram um passeio em que se vê o concreto branco ondulado sob uma superfície que muda de cor ao longo de sua extensão e um mobiliário urbano mimetizado nessa nova e bela paisagem.

Passeio marítimo de Poniente em Benidorm Espanha

Calçadão de Copacabana – Brasil

Em 1970, o trabalho humano conseguiu ser tão extraordinário quanto a natureza ao redor, atraindo as pessoas para esse convívio. Feito por calceteiros portugueses, no início do século 20, as calçadas de Copacabana ganharam curvas pronunciadas, sensuais e bem brasileiras.

Calçadão de Copacabana

High Line – EUA

Trata-se de um parque construído sobre uma antiga linha de trem elevada. A High Line corria sobre o Chelsea, na Zona Oeste de Nova York. Abandonada desde os anos 1980, a linha contribuía fortemente para a degradação do bairro. Em 1999, quando a demolição era iminente, alguns membros da comunidade começaram a questionar se haveria outro destino para a velha estrutura. O High Line Park é hoje um dos mais frequentados por nova-iorquinos e por turistas. Seu sucesso resultou na transformação do bairro e no desenvolvimento econômico e imobiliário do seu entorno. Exemplo de projeto sustentável concretizado por meio da participação da comunidade, a experiência do High Line está hoje sendo pensada para outros bairros e cidades americanas.

High Line

Míconos – Grécia

O calçamento de Míconos é muito famoso pela formação de mosaicos irregulares de pedras. Atração que fica ainda mais evidente na Vila de Chora, onde as bungavílias são presença constante, ao contrário de carros, proibidos de circular pelas estreitas ruelas.

Míconos  

 

 

Tags:
Compartilhe:

11 4743-3979 A G2 te liga
X

Deixe seu nome, telefone e horário que prefere ser contactado pela nossa equipe.

Seu nome (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Horário de preferência para receber nosso contato