G2 Blog voltar

FINANÇAS • Dicas para planejar seu orçamento de 2016

Ano novo, vida nova. A chegada do período de festas de fim de ano, em que costuma haver um recesso de atividades, é o momento certo para você refletir e tomar decisões que podem mudar o seu destino.

Postado em 18 de dezembro de 2015

Planejamento Financeiro

Estamos na reta final de 2015! Que tal começar a se programar os gastos de 2016? Confira algumas dicas que vão auxiliar no planejamento financeiro.

1. Planejamento na ponta do lápis 

Não adianta ficar no achismo. Acho que vou quitar tal dívida, acho que vou investir naquilo. E no final, tudo foi embora em lembrancinhas. Para saber exatamente o quanto pode gastar em cada coisa que deseja, não existe outra solução: lápis no papel. Ou uma boa planilha, claro. Saiba o quanto tem para gastar, e fracione em orçamentos próprios para dívidas, presentes, viagens e afins.

2. Endividado? Renegocie e resolva

Se os números estão no vermelho, aperte os cintos. Se o cartão de crédito está acumulando feito bola de neve no pagamento mínimo, ou o cheque especial está estourado, é hora de parar e repensar a vida financeira. Aproveite o dinheiro extra, respire fundo e abra mão do consumo para renegociar as dívidas, que têm as maiores taxas de juros do mercado.

3. Não compre por impulso

A tal da Black Friday virou piada no Brasil.  Apelidada de Black Fraude, com o sugestivo slogan Tudo pela metade do dobro, essas manobras muitas vezes desonestas do comércio são a prova viva de que pesquisa é fundamental. Portanto, evite o velho costume de sair às compras no dia 23 à tarde. Compare preços, peça sugestões de amigos, pesquise reclamações sobre o produto. Hoje em dia, com a internet, isso está mais fácil que nunca.

4. Poupe!

Quem está com as finanças azuis e consegue ter um dinheirinho sobrando, não existe nada melhor que poupar. Além dos ideais 10% do salário para o futuro e emergências, aproveite para guardar o que puder. Uma boa forma de poupar sem ter tanta coceira nas mãos depois é planejar um objetivo maior: poupar para uma grande viagem internacional, um carro novo, um objeto de tecnologia de ponta, um imóvel.

5. Engorde a sua poupança

Para conseguir poupar mais, é preciso cortar despesas e negociar sempre os seus custos. Procure comprar sempre à vista e peça descontos. Observe o mercado e pesquise preços antes de tomar uma decisão.  Outra forma de aumentar as suas economias é crescer a sua receita. Procure guardar o dinheiro extra que entrar.

 

 

Tags:
Compartilhe:

11 4743-3979 A G2 te liga
X

Deixe seu nome, telefone e horário que prefere ser contactado pela nossa equipe.

Seu nome (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Horário de preferência para receber nosso contato