G2 Blog voltar

CUIDADOS • Azulejos mais limpos

Dicas de maneiras e produtos que vão te auxiliar na limpeza dos azulejos.

Postado em 12 de fevereiro de 2016

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos. Cozinhas, banheiros, lavabos, lavanderias são por na maioria das vezes revestidas por azulejos e engana-se quem pensa que este material está livre da sujeira. Separamos algumas dicas essenciais que vão te ajudar a manter os azulejos limpinhos e brilhantes.

ANTES: se você não suporta ver uma sujeirinha sequer, mas não tem o tempo que deseja para limpar, opte por revestir os banheiros e a cozinha com azulejos em tons de bege/caramelo e evite rejunte branco. Para evitar a formação de mofo nos rejuntes, vale investir em impermeabilizante ou selantes – materiais que podem ser encontrados em lojas de construção. (Antes de aplicar, leia atentamente as instruções da embalagem).

DURANTE: para cada tipo de limpeza, existe um ou um grupo de produtos adequados. Se precisar eliminar mofo, use bicarbonato de sódio ou sapólio, ambos diluídos em um pouco de água, aplicando nos azulejos por 10 minutos e depois esfregando o local com uma esponja. Quando o problema é com gordura, basta limpar os azulejos com água, detergente e um pano. Caso o rejunte possua algumas manchas, aplique vinagre com algumas gotinhas de limão, deixe descansar por 20 minutos e depois esfregue a área com uma escova macia.

DEPOIS: após realizar a limpeza, certifique-se de que todos os produtos – químicos e naturais – não estejam mais presentes nos azulejos, evitando danos à pele de quem usufruir destas áreas e também manchas em toalhas de banho, panos de prato e tapetes. Vale realizar limpezas de manutenção semanalmente e ter a disciplina de buscar por pontos de mofo e eliminá-los a cada 30 dias. Com estes cuidados, certamente, seus azulejos vão brilhar!

cozinha_azulejo_branco2

Produtos que podem auxiliar na limpeza:

1. Água sanitária 
Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool 
Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido
Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio
Faça uma pasta de bicarbonato de sódio com gotas de água e aplique nos locais que apresentam mofo. Deixe descansar por alguns minutos e depois, use uma escova ou pincel para esfregar. Enxágue e seque.
5. Detergente
Esfregue todo o azulejo com detergente. Ele é excelente para remover a gordura e limpar a parte externa do rejunte. Utilize nos azulejos do box do banheiro e na cozinha.
6. Removedor
Passe um pano com removedor nos azulejos para limpar e dar brilho. É bom para afastar insetos.
7. Vinagre branco
Aplique vinagre diretamente sobre as manchas do rejunte e deixe descansar por 20 minutos. Esfregue com escova macia, enxágue e seque.
8. Água, vinagre e detergente
Misture duas partes de água, uma de vinagre e algumas gotas de detergente. Utilize em um borrifador como limpador multiuso. Aplique com uma esponja e seque com pano limpo.
9. Suco de limão e bicarbonato de sódio
Misture o suco de um limão com bicarbonato de sódio e faça uma massinha espessa. Esfregue os azulejos e rejuntes e deixe atuar por alguns minutos. Retire com um pano úmido. Renove a aplicação se necessário.
10. Limpador multiuso
Utilize um limpador multiuso da marca de sua preferência e siga as orientações do rótulo.
11. Sapólio
Esfregue os pontos de mofo com sapólio cremoso ou faça uma pasta com água com sapólio em pó. Enxague e pronto.12. Cloro em gel
Produto mais espesso que a água sanitária e pode ser aplicado puro nos pontos de mofo do rejunte.

 

Tags:
Compartilhe:

11 4743-3979 A G2 te liga
X

Deixe seu nome, telefone e horário que prefere ser contactado pela nossa equipe.

Seu nome (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Horário de preferência para receber nosso contato